segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Trajes e convites

Imagina que você recebeu convite para uma festa e não vem especificado o tipo de traje exigido.

O que você faz? Eu telefonaria para o dono da festa para me certificar.

Pois então, muitas pessoas pensam que não devem colocar o traje, mas esse cuidado é um grande facilitador para quem recebe o convite.

O chamado “dress code” sinaliza o tom do evento para o qual você está sendo convidado e evita que você ou outro convidado apareça completamente fora do contexto.

Com exceção dos convites de casamento que não devem conter a indicação do traje, todos os demais eventos exigem.

Sendo assim se você recebeu um convite e nele vem escrito:

1. Traje esporte – isso significa dizer que é você pode montar uma produção menos complicada. Aqui cabem calças de brim,gabardine ou jeans para os homens, camisa tipo pólo e mocassins.
As mulheres podem usar conjuntos de calça e blusa, vestidinhos de alça e até mesmo uma boa calça jeans de corte reto e elegante. Esqueça bermudas e chinelo.

2. Traje passeio – Aqui há um pouco de formalidade. Os homens podem optar por blazer sem gravata, e as mulheres podem optar por vestidos mais caprichados. Após as 18 horas, e dependendo do evento, os homens devem usar paletó e gravata de tons claros como cinza, por exemplo. O famoso pretinho básico com sandálias de salto alto vai muito bem para as mulheres.

3. Traje passeio completo – Os homens usam obrigatoriamente terno (calça, colete e paletó) escuro. As mulheres devem usar vestidos de corte e tecidos mais sofisticados. Bordados e decotes estão liberados.

4. Traje rigor ou black tie – Agora é hora de smoking para os homens e vestidos de gala para as mulheres.

Nenhum comentário: